07/11/2011

Diálogo Diário de Segurança : Direto ao Assunto

Prezados Leitores,
Estamos retomando nossas atividades após alguns meses sem postar novidades sobre prevenção, e queremos pedir desculpas àqueles que estavam acostumados a acessar nosso blog afim de encontrar informações atualizadas sobre SST.
Retomamos falando de um assunto que não é novo, porém é de grande importância para prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, são os famosos DDS - Diálogo Diário de Segurança. Essa ferramenta consiste em uma conversa curta e objetiva sobre assuntos ligados a prevenção antes do ínicio das atividades do dia. Embora seja um método eficaz e muito simples de ser implementado, os DDS constumam ser ignorados por profissionais prevencionistas, que por sua vez deveriam promové-los como forma de cumprir o que diz a legislação quanto a divulgação de informações sobre segurança por parte de SESMT ( NR04 "g" - esclarecer e conscientizar os empregados sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção). 
Os DDS promovem momentos valiosos de discussão sobre prevenção, permitindo ao profissional prevencionistas não só passar informações, mas também adquirí-las por ouvir os trabalhadores. Nessas oportunidades é possivel interagir  com a massa trabalhadora e mensurar o seu envolvimento em prol da segurança. Tão importante como falar é ouvir, sendo assim, para se ter bons resultados é importante abrir o canal de comunicação permitindo aos trabalhadores expressarem-se sobre como enxergam os riscos existentes nas atividades, o que por sua vez, permitirá ao profissional prevencionista usar essas informações para tornar o diálogo mais dinâmico e instrutivo.
Não perca a oportunidade de disseminar a cultura de segurança no seu ambiente de trabalho, use os DDS como forma de transmitir o conhecimento prevencionista que você adquiriu na sua formação, tome cuidado para evitar que esse valioso instrumento se torne mera formalidade, mecânico e repetitivo, evite criar manuais prontos pois isso tende a precarizar as informações criando uma rotina sem valor, deixe que o DDS seja espontâneo, atual e contextualizado. Fazendo assim você verá que os resultados tendem a aparecer na forma de bons frutos. 

Nenhum comentário: