10/05/2011

580 mil benefícios do INSS passarão por revisão

     Se você recebe benefício da previdência por motivo de doença, e seu direito foi reconhecido através de ação judicial, prepare-se para receber uma carta do INSS lhe convocando para uma nova perícia. Segundo o presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild, as cartas deverão chegar entre a segunda quinzena de maio e a primeira de junho. A intenção, segundo o presidente, é reduzir o número de benefícios pagos indevidamente a pessoas que já adquiriram capacidade para o trabalho. Para ele, existem casos em que a incapacidade determinada pelo juíz cessa e o benefício precisa entao ser revisado.
     Segundo pesquisas, 70% dos beneficiários de aposentadoria por invalidez ou auxilio doença, concedidos por decisão judicial, voltam ao trabalho após serem reavaliados. Para o presidente do INSS, é preciso haver essa reavaliação com fins de manter o equilíbrio das cotas da Previdência.
Fonte: Ascom/MPS

NOSSA OPINIÃO:

     De fato, o governo precisa manter os fundos da previdência equilibrados para não cometer injustiças como temos visto pela TV, onde contribuintes desesperados são injustiçados quando precisam da previdência para sustentar suas familías. Nem sempre é possível ver a equidade, princípio em que se "baseia " a nossa previdência, ser posta em prática.
     É preciso sim, haver esse tipo de reavaliação, mas os instrumentos utilizados não podem limitar-se somente a uma única perícia, onde criminosos se disfarçam de doentes para serem aprovados como incapacitados para o trabalho.
     As quadrilhas especializadas em fraudes contra a previdência precisam ser investigadas, e formas de acompanhamento envolvendo os orgãos de saúde e previdência precisa ser desenvolvidas para mitigar essas práticas ilegais que resultam em benefícios indevidos. Os beneficiários precisam ser acompanhados para que se determine de forma concreta a sua incapacidade.

Nenhum comentário: