08/05/2011

A prevenção começa fora das empresas

     Pesquisadores e profissionais de SST concordam que é possível identificar em um único acidente, inúmeras causas. Mas, o que realmente intriga quando se investiga as causas de um acidente é a presença de fatores que estão fora dos limites das empresas. Para a professora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (Universidade Federal do Estado da Bahia), parte das causas dos acidentes começam no seio da sociedade, pela falta de interesse e valoração social da prevenção de acidentes.
     É fato que fora dos limites das empresas, as pessoas estão acostumadas a exporem-se a riscos desnecessários, como é o caso de dirigir sem o cinto de segurança, sem capacete, atravessar a rua fora da faixa para pedestre ou não usar as passarelas, deixar de trocar e dar manutenção nos itens de segurança de equipamentos e construções de casa, entre outras coisas. Exemplos como estes nos mostra como estamos bitolados a relegar a segurança, e não é surpresa quando o individuo leva essa cultura para dentro das empresas, onde a exposição a um ou mais riscos é habitual e/ou permanente, acarretando assim acidentes que muitas vezes são fatais.
     Outro fator determinante para as causas de acidentes está inteiramente ligado ao poder público. Conforme avaliado pelo pesquisador da Fundacentro de Minas Gerais, Celso Salim, fatores como, transversalidades das políticas de SST, legislação e fiscalização, violência urbana, infaestrutura, ações proativas e condições de locomoção, contribuem de forma pontual para alguns acidentes.
     Portanto, a cultura de segurança não precisa, ou não deve estar limitada pelos muros das empresas. É preciso que a sociedade como um todo, empresas e governo estejam unidos em identificar as principais causas dos acidentes e agir na redução e eliminação dos mesmos. Lembrando que a dimensão dos problemas gerados por um acidente passa pelos prejuízos sócio-econômicos indo até a dor dos entes queridos com a perda de uma vida.
Fonte: Revista Proteção; edi. 229 

  
     

Nenhum comentário: