06/05/2011

OIT promove a criação de Sistema de Gestão Integrado para SST

No dia 28 de Abril, nas celebrações do Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho, a Organização Internacional do Trabalho - OIT, promoveu o tema: "Sistema de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho: um instrumento para a melhoria contínua". Debates a respeito do tema estão sendo programados para acontecer em 2011, visando abordar a importância do desenvolvimento de SGSST para gestão eficaz dos riscos de acidentes no local de trabalho.
O sistema é uma ferramenta eficaz para alinhar as medidas de segurança já adotadas visando o processo de melhoria contínua. O método tem por base o ciclo de Planejar, Fazer, Verificar e Agir.
Não é sem causa que a nova Norma Regulamentadora do MTE, a n.º 35, pretende estabelecer a obrigatoriedade das empresas de desenvolverem seu próprio Sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho para gerencia de todos os riscos envolvidos nos seus processos de trabalho. Fonte: Fundacentro.
NOSSA OPINIÃO:
É fato que um Sistema de Gestão quando bem elaborado e implantado costuma dar resultados positivos, já é o caso em diversas áreas e não tende a ser diferente em SST. Grandes empresas costumam ter o seu próprio sistema de gestão de riscos, e os resuldados são evidentes. Mas quando se fala em tornar obrigatório, e isso é importante, tem que tomar cuidado para que o programa não se torne um problema ao invés de ser solução, e vire um documento de gaveta para algumas empresas, como é o caso do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA da NR. 09 .

Nenhum comentário: